sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Avaliação - Comentário no BLOG


Professores têm muitas responsabilidades.
Uma responsabilidade importante é avaliar o aprendizado
do aluno.
      -------------------------------------------------------------------
 REFLITA

# Quais são as diferentes maneiras de fazê-lo?
# Que tipos de avaliação escrita você poderia dar aos seus alunos?
# Como você poderia utilizar um computador para criar formulários de avaliação escritos?
------------------------------------------------------------------

Atividade nº 2

 Após análise do texto sobre Avaliação, reflita sobre os questionamentos acima fazendo um breve comentário no BLOG.

OBS: Orientações para postagem do comentário no BLOG:

- Abrir o BLOG;
- Clicar em comentários;
- Postar um comentário;
- Selecionar Perfil: conta do GOOGLE;
- Acessar sua conta;
- Verificação de palavras;
- Postar Comentário.

Seu comentário  será analisado e publicado.

16 comentários:

  1. Avaliar é uma tarefa das mais difíceis da prática docente. Após refletir sobre a opinião de Marinho Celestino de Souza Filho, pude constatar que avaliar continuamente o educando é um dersafio permanente, porém muito importante para que o professor diagnostique o rendimento e o grau de dificuldade em que se se encontram seus alunos, para que não usem a avaliação "convencional" (prova e teste), como um instrumento de selecionar os alunos em capazes ou incapazes, conforme disse Marinho, e sim para detectar as dificuldades dos educandos para depois saná-las.

    Luciana Braga de Almeida Vargas Fialho

    ResponderExcluir
  2. A avaliação não deve ser somente quantitativa mas também qualitativa, considerando a participação do aluno e seu desenvolvimento durante o ano letivo.
    Professor: Roberto Rezende

    ResponderExcluir
  3. Avaliar é um ato complexo e contínuo. Envolve algumas reflexões significativas e indispensáveis. A avaliação deve ser baseada nos aspectos cognitivo, afetivo e social.Aluno, professor, escola e pais devem ser avaliados.
    Ela deve estar atrelada aos pilares ação-reflexão-ação.
    O educador pode lançar mão de diversas estratégias para avaliar. Uma estratégia que eu gosto muito é a observação.

    ResponderExcluir
  4. A avaliaçao deve ser uma ferramenta utilizada no cotidiano
    do aluno para que o educador possa acompanhar seu cresci
    mento e detectar com maior precisão as deficiências no pro
    cesso ensino aprendizagem. Avaliar, nortear, indicar o rendimento do aluno, devem ser posturas deum pofessor consciente ,cujo objetivo final deve ser o desenvolvimento,das potencialidades de seu aluno .
    MARIA DE LOURDES

    ResponderExcluir
  5. A avaliação pode ser objetiva , subjetiva e no acompanhamento do aluno no dia a dia.
    Como a minha matéria é Matemática a minha avaliação é mais objetiva,mas com opções nas questões formuladas.
    Como estou iniciando o aprendizado da computação, ainda não me sinto apto a usá-lo.Mas, futuramente,com o conhecimento necessário para usá-lo, serei mais um adépto do computador.

    Horácio

    ResponderExcluir
  6. O processo de avaliação muitas vezes aparece desvinvulado do processo de ensino aprendizagem.
    Avaliações mal elaboradas, descontextualizadas não permitem que o aluno expresse o quanto absorveu dos conhecimentos trabalhados em sala de aula.
    O que parece é que questões administrativas(notas, relatórios, etc) não estão em harmonia com questões pedagógicas ( nível de rendimento do aluno e atividades compatíveis com a prática pedagógica adotada).
    No final das contas o processo de avaliação acaba não refletindo o verdadeiro rendimento do aluno e isso compromete seriamente a qualidade da educação oferecida por nossas escolas.

    Doracineia C. Dutra

    ResponderExcluir
  7. Avaliar não é uma tarefa fácil para o professor e o aluno. Há várias maneiras de fazê-la: observando o aluno na sala de aula no seu cotidiano, sua participação nos exercícios e através da avaliação escrita, seja objetiva ou subjetiva. O professor deve ficar atento as dificuldades dos alunos para poder elaborar uma avaliação de qualidade e assim levar o aluno a um aprendizado contínuo.
    Priscila Bizrro C. Motta

    ResponderExcluir
  8. Avaliar é uma das tarefas mais difíceis, pois é muito mais do que comparar e classificar os alunos em função de um padrão considerado de excelência. O processo de avaliação tem a importante função de regular a aprendizagem, objetivando a intervenção, para que possamos agir e corrigir o nosso trabalho de maneira a ajudar o aluno a se desenvolver. Utilizo vários instrumentos de avaliação, mas os mais valiosos para mim são a observação e a autoavaliação do aluno.
    Marília de Fátima Machado Rodrigues

    ResponderExcluir
  9. Professora Adriana Bitencourt diz:

    Avaliar é um processo amplo e complexo, por isso é necessário que o professor fique atento aos instrumentos de avaliação utilizados em sua prática pedagógica. Diante do contexto múltiplo que envolve a sala de aula creio que a palavra-chave é DIVERSIFICAR, pois quanto maior for o leque de formas de avaliação maiores serão nossas chances de atingi-lo, para assim conhecermos e desenvolvermos suas potencialidades.

    ResponderExcluir
  10. A avaliação é um método difícil encontrado por nós, mas permite que o professor acompanhe o desenvolvimento do aluno, percebendo suas dificuldades, limitações ...
    A avaliação também pode contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem.
    Zilanda

    ResponderExcluir
  11. O ato de avaliar é muito maior do que o simples fato de "medir" o aprendizado do aluno em relação a um determinado conteúdo trabalhado. É, antes de tudo, um caminho para o professor analisar o seu próprio desempenho, se está atingindo os objetivos que almejou alcançar em suas aulas ou se terá que replanejar em função de um melhor entendimento por parte dos alunos.

    ResponderExcluir
  12. O ato de avaliar é muito maior do que o simples fato de "medir" o aprendizado do aluno em relação a um determinado conteúdo trabalhado. É, antes de tudo, um caminho para o professor analisar o seu próprio desempenho, se está atingindo os objetivos que almejou alcançar em suas aulas ou se terá que replanejar em função de um melhor entendimento por parte dos alunos.
    Mônica Brazolino de Almeida

    ResponderExcluir
  13. Avaliar é uma tarefa das mais complexa, se bem elaborada e aplicada o objetivo desse processo é alcançado, se não for dessa forma todo o trabalho do professor e a recompensa do aluno se acabará.
    Quando se fala em avaliação muitos de nós só pensamos em quantificar quanto os alunos se apropriaram do conteúdo, mas temos que ter a consciência que estamos nos avaliando, analisando o nosso desempenho.
    Todas as avaliações devem ter uma continuidade no dia-a- dia, não deixar que se feche ao término de um conteúdo.
    Sobre a avaliação escrita, gosto muito de pedir aos alunos para relatar sobre os assunto tratados em aula e sobre literatura que falam sobre o assunto estudado, dessa maneira observo se o aluno prestou atenção, leu reaumente sobre o assunto, gosta de escrever, escreve com coerência enfim, se sabe escrever corretamente.
    Com o computador posso elaborar os formulários como um bloco de notas, onde cada aluno relate sobre seu aprendizado no dia, montar um calendário sobre os conteúdo, e cada aluno avaliar o que não foi bem entendido para que o professor possa retomar a matéria de outra maneira para estimular a vontade de estudar dos alunos.
    Elisabete Corrêa de Rezende

    ResponderExcluir
  14. Avaliar é tarefa muito fácil, levando em conta apenas avaliações escritas, e não é assim que devemos fazer. A avaliação deve ser num todo, o educando precisa ser visto na sua parte escrita individualmente, em equipe e no que faz com a ajuda do professor.
    Muitos por terem muita dificuldade na hora da prova escrita ficam tão nervosos que apesar de saberem o conteúdo, se enrolam e acabam não tirando a nota esperada, por isso temos que ficar atentos a esses acontecimentos, senão acabamos desestimulando os que apresentam a mesma.
    ANA LUCIA

    ResponderExcluir
  15. Professora Érika disse...

    A avaliação é útil a professores e alunos, uma vez que, por meio dela há uma conscientização sobre os conteúdos que foram aprendidos e os que ainda precisam de mais investimento. É importante destacar que ao revelar aos alunos seus erros e suas dificuldades, devemos ter o cuidado de não o fazer de uma maneira depreciativa. Apontar o erro ou a deficiência é algo que deve ser visto como mais uma oportunidade de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  16. Avaliação.
    A avaliação é a ferramenta fundamental do processo educativo. Através dela que o professor identifica como está a aprendizagem de seus aluno, podendo observar e refletir e melhorar sua prática pedagógica.
    Avaliação é um processo dinâmico que encaminha a ação provocativa do professor, desafiando o educando a refletir sobre as situações vivenciadas nas aulas ministradas, encaminhando-o a um saber enriquecedor, para o educador a avaliação não deixa de ser desafiadora também, pois, ao formular uma avaliação está avaliando o desempenho de seus trabalhos, não sendo satisfatório e apresentando falhas, a reformulação é o melhor caminho. A avaliação apresenta uma importância social e política fundamental no fazer educativo vinculando-a a idéia de qualidade. Não há como evitar a necessidade de avaliação de conhecimentos, muito embora se possa torná-la eficaz naquilo que se propõe: a melhora de todo o processo educativo. Avaliar qualitativamente significa um julgamento mais global e intenso, observa-se o aluno integralmente. Nesse momento, o professor deixa de avaliar quantitativamente e utiliza sua experiência e competência analisando os fatos dentro de um contexto de valores, legitimando sua atitude como educador.
    Elisabete Corrêa de Rezende ( BETE).

    ResponderExcluir